Under wear anti chamas e sua função para a proteção da vida do piloto.
Como a proteção no automobilismo é contra fogo, logo todas as peças que compõem o vestuário de um piloto possuem/exigem homologação.
E mais, somente o macacão, luva e sapatilhas homologados não garantem a proteção necessária.
A proteção deve ser completada com o uso das roupas internas (underwear), ou seja, balaclava, camiseta manga longa, calça e meias, tudo antichamas.
Somente este conjunto completo de peças é que garante proteção.
Os campeonatos Homologados por Federações de Automobilismo, exigem que você utilize todas as peças citadas acima para poder participar.
Se deixar de usar um único item o piloto não pode correr e se for descoberto que correu não utilizando, é multado e pode ser desclassificado.
Ratificando, todas as peças, sejam as aparentes como macacão, luvas e sapatilhas ou as internas como a balaclava, calças, camiseta tem a mesma homologação FIA 8856-2000 ou a equivalente da SFI.
Quando falamos de underwear homologadas FIA, nos referimos a balaclavas, meias, blusas e ceroulas.
Embora o conforto seja um fator muito importante, a proteção da underwear é crucial para garantir a máxima segurança do piloto.
Para verificar se a roupa de baixo atende à aprovação do tipo FIA 8856-2000, é crucial fazer uma série de testes em todos os tecidos que compõem a roupa de baixo. Esses testes serão feitos com 3 amostras de todos os tecidos originais da underwear.
Saiba como são realizados os testes da FIA numa underwear.
Estabilidade dimensional:
Este teste é realizado após cinco lavagens do mesmo tecido para verificar se as medidas originais são mantidas. Dessa forma, os pilotos garantem que suas underwear FIA não encolhem após lavá-las.
Chama de posição horizontal:
Para determinar o comportamento em relação ao fogo da underwear homologada FIA, é aplicada uma chama durante 10 segundos perpendicularmente ao tecido, depois a chama é retirada e verifica se o tecido não queima mais de 2 segundos.
Além disso, a marca de chama sobre o tecido é observada. Dessa forma, o comportamento da underwear homologada FIA antes do incêndio é determinado, i. e., se será retardador de chama ou não.
Tanto para balaclavas quanto para calças e camisetas, é necessário realizar os dois testes; para as meias, é necessário apenas o teste de chama na posição horizontal.
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