ORECA A HISTÓRIA

Os primeiros capítulos da história estão escritos em Magny-Cours ...

Hugues de Chaunac criou a ORECA 

(ORganização e Exploração de Competições Automobilísticas) no final de 1972 e se estabeleceu perto do circuito de Magny-Cours.

Após suas primeiras vitórias em 1973 no campeonato francês de F3, a equipe obtém seu primeiro título de prestígio apenas três anos após sua estréia: Jacques Laffite é coroado campeão europeu da Fórmula 2.

É o começo de um épico e formidável evento esportivo para a empresa, que revelará um grande número de jovens pilotos talentosos nos anos seguintes, incluindo René Arnoux, Didier Pironi ou aquele que mais tarde se tornará o tetra campeão mundial de Fórmula 1, Alain Prost.

Muito rapidamente, paralelamente a esses inúmeros sucessos em monopostos, a ORECA vê a necessidade de diversificar e, desde 1977, opera sua primeira aparição nas 24 horas de Le Mans com um ALPINE.

Uma verdadeira paixão por este evento lendário nascerá naquele ano, a ponto de torná-lo um importante eixo de desenvolvimento industrial para o Grupo desde os anos 2000.

 

Nova base, novos desafios!

 

Em 1987, Hugues de Chaunac e ORECA estabeleceram-se em Signes, no Var, perto do circuito Paul Ricard. Experiências em diferentes disciplinas estão se multiplicando. Após as corridas, a empresa brilha com sucesso em todos os terrenos (Rally, Rallycross, Rally Raids), operando programas em nome dos principais fabricantes.

Enquanto o crescimento do Grupo ORECA continua, especialmente com a atividade de difusão de acessórios e equipamentos de competição, o início dos anos 90 é marcado por uma grande vitória nas 24 Horas de Le Mans (1991) com a Mazda, primeiro fabricante Japones a vencer no Sarthe!

Com a BMW, os anos seguintes acumularão novas vitórias no Superturismo, mas também em terreno escorregadio, que é as corridas no gelo!

 

O Desafio Le Mans

 

Após este capítulo com o fabricante alemão, um novo se abre com ... Chrysler.

Desta vez, resistência.

Programado para vencer nas 24 horas de Le Mans, o lendário Viper GTS-R permitirá à equipe francesa sobrevoar o GT de resistência até o início dos anos 2000, conquistando vários títulos consecutivos em Le Mans e no Campeonato do Mundo entre 1997 e 2000 e até uma vitória geral nas 24 horas de Daytona no ano passado!

A seguinte página de sua história, a ORECA decidiu ter seu departamento de motores comprando o SNBE em 2004, embora, entretanto, tenha tido um retorno notável no cenário mundial do Rally com a Renault, traduzido por várias vitorias.

Haverá outros marcos importantes no desenvolvimento do grupo.

Se a equipe Var alinha carros de grandes fabricantes com brilho, conquistando vitórias e títulos com Audi, Saleen ou Peugeot 908 (incluindo uma vitória retumbante nas 12 Horas de Sebring em 2011), mas também com a Seat in Tourism, termina após a aquisição do Courage em 2007, partindo assim para a construção de seus próprios protótipos Le Mans, que alinhará no final dos anos 2000 e será comercializada no início da próxima década.

Uma experiência que faz da ORECA uma referência nesse cenário esportivo.

Mas para um grupo do tamanho de ORECA, não há como desistir do que sempre foi sua força: diversificação.

Importante participante na construção de protótipos de endurance, com o  a ORECA continua a fornecer sua experiência esportiva em várias frentes.

Suporte operacional da Toyota desde seu retorno à endurance em 2012, e em 2017 com o surpreendente LMP2 ORECA 07, e em 2018 e 2019 sendo base para a equipe Rebellion na categoria LMP1 com o R13, ou seja uma empresa que hoje é ícone de vitorias nas provas de Endurance.

A equipe também voltou ao rali nos últimos anos, operando o programa Junior WRC em nome do fabricante japonês, e em 2017 com o novíssimo Rally R4  FIA.

 

Com a mesma motivação que o impulsiona desde a sua estreia: vitória!

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