Segurança - Qual é a melhor posição para dirigir?

Manter uma postura saudável ao volante nem sempre é fácil. Nosso corpo vai se acostumando ao mau posicionamento e acaba ficando “preguiçoso”, o que aumenta o risco de sobrecarregar os músculos, causar tensões e provocar dores.

Para que você conheça a melhor postura ao dirigir, separamos algumas orientações essenciais que devem ser aplicadas em seu dia a dia. É hora de saber como o posicionamento adequado ao volante pode ser peça-chave para uma rotina mais saudável!

Posição correta para dirigir

Cabeça

Posicionar a cabeça corretamente no encosto do banco previne dores musculares no tronco e evita a ocorrência do “efeito chicote”. Esse efeito ocorre em caso de colisões traseiras, quando sua cabeça é movimentada de forma brusca para trás e para frente, provocando torcicolo e até mesmo luxações nas vértebras.

Uma dica importante é se acostumar a manter a cabeça no encosto. Por que vale a pena fazer isso? A cabeça pesa em média 6 quilos. Mas o peso que ela exerce sobre a coluna pode passar de 10 quilos a depender da inclinação. Ao posicionar a cabeça no encosto você estará “entregando” a ele parte do peso que iria apenas para a coluna.

Braços

O ideal é que os cotovelos estejam dobrados em um ângulo de cerca de 120°. Como você provavelmente não usará um transferidor para ver a angulação exata, basta mentalizar uma abertura de 90° e ampliá-la um pouco. Braços muito esticados por muito tempo podem causar dores no pescoço e nos ombros.

Para ver se sua postura ao dirigir nesse quesito está correta, confira se seus ombros estão encostados no banco enquanto suas mãos estão sobre o volante — o ajuste é feito por aproximar ou afastar o banco do volante.

Mãos

Segure o volante com as mãos na posição 9h15 ou 10h10, como se elas fossem o ponteiro de um relógio. Isso proporciona liberdade para movimentar o volante com rapidez em casos de emergência e evita flexionar as mãos de forma incorreta, o que pode causar dores nos braços.

Você conhece outros motoristas que têm o costume de dirigir apenas com uma das mãos? A prática é considerada uma infração média e pode resultar em multa e pontos na CNH.

Retirar as mãos do volante também é algo proibido e só pode ser feito em casos específicos ou necessários, como trocar a marcha.

Coluna

O mais indicado é que a parte de baixo das costas (lombar) esteja apoiada totalmente no encosto do banco. No entanto, é preciso respeitar a curvatura lombar de cada pessoa, pois nem toda coluna se alinha completamente ao encosto.

Nesses casos pode ser usada uma almofada ou uma toalha para preencher o espaço natural da coluna e fazer com que o corpo fique totalmente em contato com o banco. Assim, é possível evitar a compressão de órgãos e problemas de circulação.

Pernas

Com os joelhos levemente dobrados, alcançar os pedais do veículo com os pés deve ser uma tarefa feita sem esforço. Dessa forma, você não precisa esticar totalmente as pernas na hora de acinonar os pedais, evitando dores tanto nas pernas quanto na região inferior das costas.

Um bom teste que pode ser feito é pressionar o pedal da embreagem até o fim, sem que seja preciso retirar os ombros do encosto do banco. Por outro lado, ficar com os joelhos muito perto do painel vai afetar a dirigibilidade.

Pés

O controle contínuo dos pedais demanda um grande esforço de seu corpo ao longo do dia. Para aliviar a tensão nos músculos, o mais indicado é apoiar os pés completamente no chão do carro, em intervalos regulares, para um merecido descanso.

Também é importante manter os calcanhares apoiados no assoalho quando estiver dirigindo, o que garante a estabilidade dos pés.

Confira também:

Capacete - Conheça mais a proteção da sua Cabeça

Cuidado com as peças falsificadas

Hans Device